Destaques

Siemens Gamesa comemora seu primeiro ano de história na Assembléia Geral de Acionistas

O CEO da empresa, Markus Tacke, entregue ontem antes da Assembleia Geral, o discurso cheio de entusiasmo: “a fusão da Siemens e Gamesa disse que nos dá uma grande vantagem competitiva, principalmente por causa do nosso tamanho e escala; diversificação inigualável negócios e, liderança tecnológica geográfica, e um extraordinário potencial de sinergias e de transformação. “Perante tudo isto, Tacke concluiu que é hora de” olhar para a frente e construir sobre os nossos pontos fortes para espremer ao máximo as oportunidades que nos são apresentados. Temos um futuro muito promissor “, concluiu.

O CEO da multinacional alemã-espanhola nos lembrou, por um lado, que o processo de integração continua: “90% das decisões necessárias já foram executadas”; e, por outro, reviu os principais marcos do Plano Estratégico 2018-2020 , recentemente apresentado pela empresa. De acordo com o comunicado divulgado ontem pela companhia, esse plano, que foi “projetado para liderar a indústria global”, inclui um programa de três anos -L3AD2020- que se baseia em quatro pilares: maior agilidade no modelo de negócios; oferecer o melhor custo de energia do setor; a digitalização; e a gestão da mudança “, através de um programa que desenvolve a cultura corporativa centrada nas pessoas”.

O plano também inclui – reporta a Siemens – uma série de medidas “que reduzirão os custos em 2.000 milhões de euros”. Entre eles, a empresa franco-alemã destaca o que chama de “a aceleração do objetivo de sinergias estimadas pela integração” e a otimização “do portfólio de produtos, da política de compras ou da presença industrial”.

Rosa García
também interveio antes da Assembléia Geral de Acionistas, Rosa García, presidente do Conselho de Administração, que destacou que “a empresa está no início de uma nova etapa, melhor preparada para enfrentar novos desafios, com maior motivação e em caminho para a liderança mundial “. Em relação à situação setorial, o presidente destacou o compromisso com as energias renováveis: “de acordo com as previsões, o setor eólico receberá 3,3 trilhões de dólares até 2040 para quadruplicar sua contribuição para o mix energético global”. García está convencido de que a empresa já pode se beneficiar das oportunidades oferecidas pelo mercado.

Compromisso com a Espanha
No comunicado divulgado ontem, a Siemens Gamesa destaca seu “firme compromisso com a Espanha e, especificamente, com o País Basco”, sede da empresa. “Somos uma empresa internacional – disse o CEO – com raízes profundas no País Basco e na Espanha. Estamos orgulhosos de nossas raízes “. A empresa tem na Espanha cerca de 4.500 funcionários, 15 centros de fabricação e três centros de P & D. A sede está localizada em Zamudio (País Basco), onde a Siemens Gamesa também tem a sede do negócio onshore. A multinacional alemã espanhol nasceu em 2017 como resultado da fusão da Siemens Wind Power, presente na indústria de vento desde o início dos anos 80, e Gamesa, com experiência no sector da energia eólica desde 1994 e diz que “cerca de 85 gigawatts instalado” .

Ler matéria completa

Aurélio Barbato

Aurélio Barbato é Administrador de Empresas e Economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, especializado em Economia Sustentável, coordenou de eventos importantes no setor da indústria eletroeletrônica. E-mail: [email protected]